Propostas didáticas: relações étnico-raciais e ensino de química

06/04/2022 22:58

Esses produtos educacionais foram produzidos no âmbito da disciplina QMC5529 – Prática de Ensino em Espaços Escolares do curso de Licenciatura em Química da UFSC, campus de Florianópolis. Compreendemos a Prática de Ensino como oportunidade de desenvolvimento de procedimentos próprios ao exercício da docência, como a reflexão coletiva e individual sobre situações de ensino e aprendizagem e a produção de material didático. Desta forma, no semestre letivo 2021.2, propusemos aos estudantes pensar em propostas para o Ensino de Química a partir das questões étnicos raciais. A referida disciplina, além de contemplar a prática pedagógica, também tem caráter de extensão. Ou seja, para além da reflexão e da discussão de situações típicas da docência, o componente curricular também se configura como locus de interação com a comunidade externa à Universidade em que o estudante é protagonista na ação. Assim surgiu o Curso de Formação “Propostas didáticas incluindo a Lei 10.639/03 nas Ciências da Natureza”, registrado na UFSC sob o número 202201288, cujo objetivo foi a disseminação e a discussão com docentes da Associação de Educadories Negres de Santa Catarina, AENSC, das propostas didático-metodológicas produzidas pelos estudantes. Tendo em vista a pertinência das propostas no contexto da educação de qualidade para promoção da justiça social, compartilhamos os Produtos Educacionais de autoria de nossos estudantes e futuros docentes.

https://drive.google.com/drive/folders/1RkEGJFvfgApGHZybNUFu1KCSGXLPr95m?usp=sharing